Fábio Galeazzo - Elementos e tons em contraste

02/06/2010 17:50

 O designer de interiores aplica os valores de sua família do interior em projetos que se diferenciam pela brutalidade dos materiais, por peças finas de época e cores marcantes. Uma mistura quente e provocativa. Saiba mais sobre a história do profissional e aproveite para conferir as perguntas dos internautas a que ele respondeu ao longo do mês

Editora Globo
 

A escala de cores Pantone entrou em sua vida aos 5 anos, quando ele passou a frequentar a gráfica do pai, em São Paulo. Desde que aprendeu a mexer com essa cartela, o designer de interiores paulistano Fábio Galeazzo, 42 anos, nunca mais parou. Em seus projetos, as cores têm papel importante, ao lado de materiais rústicos sem contraste com peças de fino design. “Chamam meu trabalho de sustentável por causa do uso de madeira bruta, tecido tramado e palha, que fazem parte de meu universo infantil no interior”, diz.

Neto de italianos, ele passava férias na casa dos avós em São José do Rio Pardo antes de se mudar para lá, aos 13 anos. Voltou à capital para se formar no Senac. Depois de trabalhar com João Mansur, arquiteto de estilo clássico, há 15 anos cria por conta própria. “Sempre tive habilidade para esculpir e pintar. Quando eu era criança, meu pai construía e minha mãe decorava casas. Fui estimulado a isso.”

Hoje, todos os seus clientes são da área de criação: músicos, atores, publicitários...“Eles curtem meus projetos porque têm aspecto informal e ambientes usáveis”, diz, orgulhoso por estar entre os 20 profissionais selecionados para o prêmio Andrew Martin 2010, da loja de decoração inglesa de mesmo nome. “É o Oscar do design de interiores”, afirma.

O designer de interiores respondeu algumas perguntas de leitores sobre decoração:

 Coleção de barcos
Tenho na minha casa de praia uma coleção de barcos de vários tamanhos. Gostaria de uma sugestão de como dispô-los. Lembrando que tenho um espaço debaixo da escada.
Luciane de Souza Goulart, Vila Velha - ES
Luciane, difícil esta resposta, pois a decoração por vezes necessita de um olhar mais apurado no local, mas, enfim, vou dar algumas pistas de como você pode coordenar sua coleção. Primeiro leve em conta os tamanhos e separe em pequenos, médios e grandes; depois, uma ideia seria identificar por modelos: canoas, traineiras, veleiros, transatlânticos e lanchas; fazer grupos nos quais o maior fique atrás e, na frente, os médios e pequenos - sempre criando volumes triangulares. Se forem peças importantes, fica bem elegante colocá-las em caixas de acrílico.

Uma ideia muito descolada e que daria um toque mais moderno para um espaço sob a escada é fazer nichos de madeira em marcenaria e pintá-los em tons de azul derivados do oceano. Cada nicho poderia agrupar uma frota específica. Atenção para que cada nicho disponha grupos de barcos e tire uma medida com folga para que eles possam ser vistos inteiros. Mãos à obra!


Piso epóxi
 

Editora Globo
O piso epóxi branco pode ser utilizado na casa inteira

Caro Fábio, já vi em algumas revistas de decoração o piso epóxi aplicado na área total de apartamentos pequenos e pelas fotos achei lindo! Gostaria de saber se você indica o piso branco ou cinza platina para um apartamento (38 m2) onde as paredes são brancas e o mobiliário, ainda inexistente. Outra dúvida é o rodapé. Nas revistas que vi não havia rodapé, mas sei que dá para fazer aquele acabamento arredondado subindo alguns centímetros para a parede. Achei meio clima de hospital, o que você acha? Sem rodapé, rodapé de outro tipo de madeira ou com rodapé da própria resina? Aguardo ansiosamente a sua resposta.
Miriam, São Paulo - SP
Miriam, adoro qualquer material que passe um aspecto uniforme e monolítico às superfícies em geral. O epóxi tem seus segredos, portanto não economize na instalação e certifique-se de que a empresa contratada é competente no trabalho que oferece. Sobre cinza ou branco, vale o seu gosto, levando em consideração a decoração que já existe no local. O rodapé arredondado facilita o acabamento e a manutenção. O charme final fica por conta de um perfil de alumínio do tipo ”U” na medida 2 x 2 x 2 cm, aplicado a 40 cm do chão sobre a parede. Ele deve ser embutido fazendo o acabamento de término do rodapé e início da pintura da parede. Os arquitetos costumam falar que este perfil "solta” a parede do piso, dando leveza e acabamento ao epóxi. Depois de pronto é só afastar os móveis e fazer a festa!

Hall de apartamento
Quero decorar o hall de entrada do meu apartamento. Já comprei papel de parede tipo palhinha, mas tenho dúvidas como decorar as paredes: com um quadro ou vasos estilo candelabro que ficam pendurados na parede? O espaço é pequeno. Me oriente.
Gabriela, Recife - Pernambuco
Nada como entrar em casa e dar de cara com um espelhão bem bonito. A moldura de demolição combina muito com a palha do papel de parece. De cada lado do espelho, candelabros de metal oxidado completam a decoração. Bem chique!

Cor na sala de estar

Oi Fabio, parabéns pelo seu trabalho! Gostaria de saber como colocar cor na parede da minha sala, que tem 6 m de comprimento. Tenho um sofá cinza-claro e tapete cinza-claro. Quero saber se a cor roxa fica muito escura, se devo usar uma cor vermelha ou mesmo uma outra cor que deixe minha sala mais alegre - para quebrar o cinza. Aguardo resposta e desde já agradeço.
Claudia Antonia Correa, Guará – DF
Cinza é uma cor fria e pede um acompanhamento bem quente! Vermelho só se for coral, bem alegre. Já a roxa você está correta: ficará escuro, mas com certeza chiquérrimo. Vale observar se o ambiente tem bastante luz natural. Em caso positivo, abuse da berinjela, uma variação dos violáceos das mais requintadas - combinação italiana. Que tal sobrepor a tudo isso almofadas em tons fúcsia? Caso o ambiente seja escuro, opte pelo alegre vermelho coral. Já estou vendo o resultado, coisa de revista!

Cores para quarto

 

Editora Globo
A cor azul acalma

Meu quarto é muito pequeno (2,80 m por 3 m). É todo branco. Sou estudante e muito ansiosa, por isso queria uma cor que me trouxesse paz e tranquilidade.
Chyrlen A. Santos, Divinópolis - MG
Sempre utilizo o revigorante azul para os clientes ansiosos. Como o quarto é pequeno, pinte a parede da cabeceira em um azul tipo “bic”, o restante das paredes em branco e complete com uma colcha que está na última moda, feita com o bom e velho blue jeans desbotado. Que tal tomar um chá de cidreira pra deixar você mais calminha?

Decoração da sala de TV
Oi Fábio! Tenho uma dúvida relacionada à decoração da minha sala de TV: o sofá é roxo com chaise, a mesa de centro é branca laqueada e a estante é carvalho avelã com detalhes em branco. Gostaria de colocar um tapete na sala, mas não consigo imaginar os tons que combinem devido ao contraste do sofá. Quais cores posso explorar?
Lidiane B. Segura, Santa Rita do Sapucaí - MG
Tem que tirar inspiração de alguns dos tons que já existem no ambiente. Tapete avelã com mesa de centro branca pode ficar bem interessante. Agora só falta a pipoca!

Apartamento semimobiliado
Oi Fábio! Tem como eu decorar um apartamento alugado semimobiliado para ficar mais com a minha "cara"?
Luize, Rio de Janeiro - RJ
Pinte as paredes com as cores de que você mais gosta, isso já e um bom começo. Complemente Investindo em peças de acervo, ou seja, com bom design e que você levará por toda a vida. Boa sorte!

Corredor
Fabio, gostaria de uma orientação. Meu apartamento é antigo e tem corredor de 6 m por 1,20 m. Qual cor poderia utilizar para melhorar a sensação de túnel que temos ao cruzá-lo. Poderia investir em paredes e teto diferentes? Desde já grata pelo espaço e atenção.
Roberta, Recife – PE
Adoro pintar corredores em tons bem escuros. Sobreponha a esta cor muitos quadros em tamanhos e formas diferentes com fotos familiares em molduras velhas (compradas em bazares e lojas de usados) e molduras novas - todas em padrão branco. O teto sempre branco. Por fim, que tal entrar na onda dos adesivos e escolher uma frase na cor branca bem inspiradora?

Cores? Já pintei corredores em azul-marinho, bordô, cinza-chumbo, berinjela. Escolha a preferida!

Pesquisar no site

Novidades

17/08/2010 19:09

Cozinha Prática e Atarente de Kim Duffin

  . A cozinha do designer australiano Kim Duffin é sublime e possui um design moderno. Kim Duffin criou uma cozinha prática e atraente personalizada para se adequar ao modo de vida da família residente. Este projeto considerado bem...
17/08/2010 19:04

Esculturas de Lâmpadas

uma nova forma inusitada de decoração, com efeitos impressionantes. .   O artista chileno Iván Navarro criou uma série de esculturas utilizando lâmpadas fluorescentes e espelhos. As formas humanas têm um caráter reflexivo onde a cor e texto...

Enquete

o design é estilo de vida?

© 2010 Todos os direitos reservados a Magno Holanda Design

Crie um site gratuitoWebnode