Christian Hallot: Embaixador da H. Stern

28/04/2010 19:40

 

 

 Christian Hallot, que palestrou no Boom SP Design. É formado em engenharia mas entrou para a H.Stern em 1978 como Relações Públicas e fez carreira na área comercial até chegar à supervisão de área, sendo responsável pelas lojas de parte do Brasil. Em 1999, assumiu a supervisão comercial dos Estados Unidos e México, residindo em Nova York por dois anos. De volta ao Brasil, está em São Paulo desde 2003, como assessor da diretoria e relações corporativas. Hoje, Christian Hallot, é o Embaixador da marca, viajando pelo Brasil e pelo mundo representando a H.Stern.

Design Atento - O fundador da H. Stern iniciou sua trajetória de sucesso com apenas 22 anos, quais os exemplos que ele deixou para os nossos jovens designers?
Christian Hallot - Os jovens designers inicialmente tinham o exemplo de pedras soltas que ele trazia de MG. Depois a primeira iniciativa foi abrir uma loja aonde apareciam mais gente que se interessavam por essas pedras, que muitas vezes nem tinham muito conhecimento sobre elas. E essa primeira loja foi no Cais do Porto, no Rio de Janeiro, onde aportavam os navios que traziam essas pedras. Nesse inicio o design não foi algo tão importante pois as pessoas queriam as pedras que elas pudessem usar ainda durante o restante da viagem. Mas ainda durante um certo tempo a preocupação com o design apareceu muito forte. Principalmente porque as pedras não eram conhecidas no mundo o design foi muito baseado na joalheria clássica. Ou seja a pedra brasileira bem lapidada bem cortada, rodeada com diamantes a volta. Mas logo se começou a notar que se precisava ter um desenho que fosse marcante e já na década de 50 para a de 60 houve uma preocupação sim com o design da pedra. Para se diferenciar, não só como uma Cia que vendia pedras. E isso foi muito reforçado, já em 2003 onde o investimento da empresa foi 100% em design, mas que a pedra.
Antigamente o mundo tinha um único produto vendido em varias joalherias diferentes, hoje não. Hoje as empresas joelheiras se diferenciam pelo trabalho de design que elas fazem. Não é simplesmente o valor da pedra, e sim o valor também do design.

Design Atento - A H.Stern se expandiu pelos países latino-americanos, depois, para os Estados Unidos, Europa e Oriente Médio e atualmente, a rede tem 160 lojas em 12 países, das quais 80 ficam no Brasil. Com lojas em tantos locais como é troca de conhecimento realizada entre as unidades conforme a demanda de cada local?
Christian Hallot - Antigamente havia muito mais regionalização que hoje. Hoje os países estão muito mais conectados. Antes da década de 90, muitas vezes, uma revista Vogue demorava 3 meses para chegar ao Brasil. Hoje com a internet você consegue ver os desfiles da alta costura online. E o mundo tem uma unificação de imagens muito mais forte e por isso essas regionalizações sumiram quase que por completo. Hoje em dia uma pessoa que esta no Cazaquistão e veste tão bem quanto uma que esta em Paris. Embora cada um tenha seu estilo, sua personalidade diferente a joalheria oferece jóias para diversos estilos e vocês as encontram em todos os lugares do mundo, coisa que antigamente não acontecia pela falta de comunicação.
E para nos conseguirmos isso, foi um esforço muito grande da empresa já 1995.

Design Atento - Qual a importância do BoomSPDesign para os alunos ou recém formados da área de design?
Christian Hallot - Os jovens daqui do Brasil seguem uma tendência de entrar na universidade muito jovem sem saber exatamente qual é a verdadeira vocação deles. Mas uma vez que você já esta se formando, você já esta um passo adiante de procurar alguma coisa profissional. O Boom é uma grande reunião onde você consegue estar em relação com os profissionais do mercado ver como o mercado funciona, pois muitas vezes ele é um pouco mais difícil do que o que você sonhou quando estava estudando. Mas é uma forma de você se conscientizar que como é o mercado de trabalho que você escolheu.

Design Atento - Como foi a sua participação no evento?
Christian Hallot - Minha participação no Boom foi através de uma palestra que falou sobre o processo criativo dentro de uma empresa como a H.Stern, pois esse processo é o nosso marco, a nossa forma de trabalhar que tem sido uma fórmula de sucesso. E mostrar que não se deve abrir mão de investimento de pesquisa.

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