Christian Hallot: Embaixador da H. Stern

28/04/2010 19:40

 

 

 Christian Hallot, que palestrou no Boom SP Design. É formado em engenharia mas entrou para a H.Stern em 1978 como Relações Públicas e fez carreira na área comercial até chegar à supervisão de área, sendo responsável pelas lojas de parte do Brasil. Em 1999, assumiu a supervisão comercial dos Estados Unidos e México, residindo em Nova York por dois anos. De volta ao Brasil, está em São Paulo desde 2003, como assessor da diretoria e relações corporativas. Hoje, Christian Hallot, é o Embaixador da marca, viajando pelo Brasil e pelo mundo representando a H.Stern.

Design Atento - O fundador da H. Stern iniciou sua trajetória de sucesso com apenas 22 anos, quais os exemplos que ele deixou para os nossos jovens designers?
Christian Hallot - Os jovens designers inicialmente tinham o exemplo de pedras soltas que ele trazia de MG. Depois a primeira iniciativa foi abrir uma loja aonde apareciam mais gente que se interessavam por essas pedras, que muitas vezes nem tinham muito conhecimento sobre elas. E essa primeira loja foi no Cais do Porto, no Rio de Janeiro, onde aportavam os navios que traziam essas pedras. Nesse inicio o design não foi algo tão importante pois as pessoas queriam as pedras que elas pudessem usar ainda durante o restante da viagem. Mas ainda durante um certo tempo a preocupação com o design apareceu muito forte. Principalmente porque as pedras não eram conhecidas no mundo o design foi muito baseado na joalheria clássica. Ou seja a pedra brasileira bem lapidada bem cortada, rodeada com diamantes a volta. Mas logo se começou a notar que se precisava ter um desenho que fosse marcante e já na década de 50 para a de 60 houve uma preocupação sim com o design da pedra. Para se diferenciar, não só como uma Cia que vendia pedras. E isso foi muito reforçado, já em 2003 onde o investimento da empresa foi 100% em design, mas que a pedra.
Antigamente o mundo tinha um único produto vendido em varias joalherias diferentes, hoje não. Hoje as empresas joelheiras se diferenciam pelo trabalho de design que elas fazem. Não é simplesmente o valor da pedra, e sim o valor também do design.

Design Atento - A H.Stern se expandiu pelos países latino-americanos, depois, para os Estados Unidos, Europa e Oriente Médio e atualmente, a rede tem 160 lojas em 12 países, das quais 80 ficam no Brasil. Com lojas em tantos locais como é troca de conhecimento realizada entre as unidades conforme a demanda de cada local?
Christian Hallot - Antigamente havia muito mais regionalização que hoje. Hoje os países estão muito mais conectados. Antes da década de 90, muitas vezes, uma revista Vogue demorava 3 meses para chegar ao Brasil. Hoje com a internet você consegue ver os desfiles da alta costura online. E o mundo tem uma unificação de imagens muito mais forte e por isso essas regionalizações sumiram quase que por completo. Hoje em dia uma pessoa que esta no Cazaquistão e veste tão bem quanto uma que esta em Paris. Embora cada um tenha seu estilo, sua personalidade diferente a joalheria oferece jóias para diversos estilos e vocês as encontram em todos os lugares do mundo, coisa que antigamente não acontecia pela falta de comunicação.
E para nos conseguirmos isso, foi um esforço muito grande da empresa já 1995.

Design Atento - Qual a importância do BoomSPDesign para os alunos ou recém formados da área de design?
Christian Hallot - Os jovens daqui do Brasil seguem uma tendência de entrar na universidade muito jovem sem saber exatamente qual é a verdadeira vocação deles. Mas uma vez que você já esta se formando, você já esta um passo adiante de procurar alguma coisa profissional. O Boom é uma grande reunião onde você consegue estar em relação com os profissionais do mercado ver como o mercado funciona, pois muitas vezes ele é um pouco mais difícil do que o que você sonhou quando estava estudando. Mas é uma forma de você se conscientizar que como é o mercado de trabalho que você escolheu.

Design Atento - Como foi a sua participação no evento?
Christian Hallot - Minha participação no Boom foi através de uma palestra que falou sobre o processo criativo dentro de uma empresa como a H.Stern, pois esse processo é o nosso marco, a nossa forma de trabalhar que tem sido uma fórmula de sucesso. E mostrar que não se deve abrir mão de investimento de pesquisa.

Pesquisar no site

Novidades

22/06/2010 10:32

Jantar romântico, sem exagerar nos gastos. Veja 20 dicas!

 Comidinha saborosa, decoração perfeita e um bom vinho. Comemorar o dia dos namorados em casa, com direita a tudo o que um casal apaixonado merece, é possível e nem sempre exige gastos exagerados. Confira 20 dicas simples para decorar e a...
15/06/2010 20:17

Tapete persa repaginado

  Ligados ao estilo clássico, os tapetes orientais persas pareciam impossíveis de protagonizar uma decoração moderna, até surgirem os patchworks. Retalhos de tapetes antigos funcionam bem em ambientes atuais. O patchwork de persas passa por...

Enquete

o design é estilo de vida?

© 2010 Todos os direitos reservados a Magno Holanda Design

Crie um site grátisWebnode