A Psicologia das Cores

03/04/2010 14:40

 

A Psicologia das Cores

 

Cada cor tem a capacidade de estimular determinadas sensações. Antes de escolher a melhor opção para decorar um ambiente, observe estes fatores: 

-VERMELHO: requer muita atenção ao ser estimulada, devido a suas características estimulantes, que provocam excitação e agressividade. Deve ser utilizada somente em locais nos quais tranqüilidade e sobriedade não sejam prioridades. Por ser uma cor quente, que lembra o fogo, não é aconselhada para revestir ambientes em que se tenha um contato diário prolongado, como os quartos, por exemplo. Caso escolha trabalhar com o vermelho, use-o em pequenos espaços, em baixa intensidade ou clareada pelo branco. Na cromoterapia, esta cor é indicada contra a depressão, estimula os nervos e a corrente sangüínea.

- VERDE: é indicado para ambientes em que se priorize a serenidade e o equilíbrio, pois provoca relaxamento e reduz a tensão. É muito utilizado em locais de repouso e de trabalho, clínicas médicas e hospitais. É rapidamente associado a ecossistemas naturais e a vida de um modo geral. Exprime calma, tranqüilidade, conforto e paciência. Na cromoterapia, é associado à saúde.

- AZUL: esta é a cor dos grandes empreendimentos e dos importantes eventos sociais. É indicada para quartos e banheiros, por ser uma cor que promove relaxamento. O azul é aconchegante, convidativo e exprime ao mesmo tempo amplitude e profundidade, uma vez que está associado a infinitude celeste.

- AMARELO: esta cor é indicada para conferir luminosidade e transparência a ambientes escuros. Representa calor, energia e clareza. Está associada à extroversão e ao divertimento. É uma boa pedida para festas e eventos esportivos. Deve ser evitada em locais que sejam bastante iluminados naturalmente.

- LARANJA: é considerada um cor dinâmica e quente, sendo resultado da alegria do amarelo com a impulsividade do vermelho. É associada ao orgulho e ao materialismo, sendo também uma cor envolvente e sedutora. Na cromoterapia é indicada para fortalecer o sistema respiratório, o aparelho digestivo e o tônus sexual. Tem o poder de estimular o raciocínio.

- VIOLETA OU ROXO: esta cor é considerada como símbolo da alquimia e da transfusão do espírito. Trabalhada em tons fortes transmite sensações de melancolia e solidão. É indicada para compor ambientes místicos e exóticos. Ao utilizá-la, tenha cuidado para não saturar o ambiente.

- BRANCO: é uma cor associada ao início ou ao fim, sendo associada a pureza e aos bons fluidos, conferindo uma sensação de limpeza e higiene. Simboliza a paz. Permite boa iluminação, uma vez que absorve pouca luz e transmite pouco calor ao ambiente interno, permitindo, desta forma, um maior conforto. É indicada para cômodos pequenos e com poucas aberturas, como os banheiros, lavabos e cozinha.

- PRETO: esta cor não deve preencher espaços demasiadamente grandes. Confere uma sensação de suspense e de mistério, transformando o ambiente em um local onde reinarão sensações do profano, quando associado ao vermelho. Ao ser associado ao branco, produz um contraste capaz de conferir um ar de sofisticação e elegância.

Pesquisar no site

Novidades

22/06/2010 10:32

Jantar romântico, sem exagerar nos gastos. Veja 20 dicas!

 Comidinha saborosa, decoração perfeita e um bom vinho. Comemorar o dia dos namorados em casa, com direita a tudo o que um casal apaixonado merece, é possível e nem sempre exige gastos exagerados. Confira 20 dicas simples para decorar e a...
15/06/2010 20:17

Tapete persa repaginado

  Ligados ao estilo clássico, os tapetes orientais persas pareciam impossíveis de protagonizar uma decoração moderna, até surgirem os patchworks. Retalhos de tapetes antigos funcionam bem em ambientes atuais. O patchwork de persas passa por...

Enquete

o design é estilo de vida?

© 2010 Todos os direitos reservados a Magno Holanda Design

Crie um site grátisWebnode